terça-feira, 25 de junho de 2013

Manifestação sim, mas sem anonimato

Muitas pessoas se deixam levar pela febre da internet, impossível há 15 anos atrás, quando apenas uma pequena parcela da população tinha acesso à banda larga.
Hoje, devido as redes sociais, a maioria das pessoas se sente celebridade, se arvora o direito de dizer o que bem entende, sem contudo, saber das leis e da história brasileira.

Um fato muito recorrente nas redes sociais, é o chamado para manifestações por pessoas que não se identificam, não se sabe quais as intenções delas, muitas vezes deixando os manifestantes como massa de manobra numa situação constrangedora, colocando até um grupo contra outra. Isso é contra a democracia e a quem interessa a baderna?
Preste atenção quando for convocado para algum evento, manifestação, seja lá onde for e pesquise a idoneidade do perfil de quem está convocando. Tem até pessoas do exército e da extrema direita chamando para greve geral e lançando vários posts em várias páginas, posts mentirosos e as pessoas nempesquisamde onde vem estas fontes, caindo numa boataria própria de quem está desesperado.

Quam nunca leu a Constituição? Se não tem dinheiro para comprar, mas tem tempo para ficar na internet, dispomos a Constituição Federal de 1988 para que voce saiba que, se fosse num regime ditatorial, as pessoas estariam numa situação muito difícil, porque violaram o art. 5º da Constituição Federal no que tange  a manifestações:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Antes de atender qualquer chamado, mesmo que esteja de acordo com o que voce acredita, procure saber quem está chamando, para não ser usado como massa de manobra, tão comum a quem não tem acesso a informação.