quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Os Crespos fará intervenção teatral na Praça da República


Intervenção integra projeto de pesquisa “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa”, que resultará em um espetáculo sobre afetividade de mulheres negras 

Da esq. para a dir.: as atrizes Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt, Dirce Thomaz, Darília Lilbé e Dani Rocha vão interagir com o público em praça pública
Em plena fase de construção de seu próximo espetáculo cujo tema será “afetividade de mulheres negras”, o coletivo de teatro OS CRESPOS utilizará a Praça da República, região central de São Paulo, como espaço de investigação cênica dos temas da pesquisa do projeto “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa”. Cinco atrizes dos Crespos, conjuntamente com o Coletivo Mães de Maio, farão uma performance teatral na Praça no próximo dia 20 de setembro de 2013, das 17h às 18h.  A performance: mulheres negras ocupam o local para falar sobre sua afetividade, assuntos privados, porém, discutidos em praça pública. Amor, sexo, família, feminilidade, sobrevivência e racismo ganham espaço em horário de pico no coração da cidade. As atrizes Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt, Dirce Thomaz, Darília Lilbé e Dani Rocha interagem com o público discutindo questões do feminino e das liberdades e aprisionadores sociais, por meio do discurso teatral.
O que é o projeto
O projeto “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa” é a mais nova empreitada da Cia. Os Crespos. O objetivo central é investigar através de pesquisa cênica-áudio-visual o impacto da escravidão e as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil, para a construção de uma trilogia de espetáculos que abordam as relações intersubjetivas de desejo e construção de identidade. Dentro deste processo, Os Crespos já realizaram palestras públicas com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra e com a psicóloga Clélia Prestes, além de entrevistas com mulheres negras de diferentes classes, como ativistas, empreendedoras, donas de casa, mulheres do sistema prisional, sambistas e candomblecistas, entre outras. O resultado das pesquisas e das ações servem como fonte para a criação de um novo espetáculo que tem previsão de estreia para novembro de 2013.

Quem são os Os Crespos
 “Os Crespos” é um coletivo teatral de pesquisa cênica áudio-visual, debates e intervenções públicas, composto por atores negros. Formou-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e está em atividade desde 2005. Em 2006 estreou com o espetáculo “Anjo Negro”, com direção do alemão Frank Castorf; em 2007 volta ao palco com “Ensaio sobre Carolina”; em 2009 e 2010 apresentou o projeto “A construção da imagem e a imagem construída”; em 2011 estreou “Além do Ponto”, com direção de José Fernando de Azevedo.
Quem é o Coletivo Mães de Maio
Grupo de mulheres que tiveram seus filhos executados desde 2006 e que tem na busca pela justiça seu principal objetivo. O grupo conquistou reconhecimento dentro e fora do Brasil por suas conquistas, como a extinção do termo “resistência seguida de morte” nos BOs das ações policiais de São Paulo, há muito tempo recomendada por entidades da área jurídica, por integrantes do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
SERVIÇO
Projeto “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa”, intervenção teatral  do coletivo Os Crespos com as Mães de Maio
Local: Praça da República, Centro de São Paulo
Dia: 20 de setembro de 2013, das 17h às 18h
Atividade GRATUITA


Ler mais: http://www.negroelindo.com/news/a20-09-17h-os-crespos-fara-interven%c3%a7%c3%a3o-teatral-na-pra%c3%a7a-da-republica/

domingo, 15 de setembro de 2013

Olha o Jongo GRIOT na "CASA GRANDE" de Arraial do Cabo! Indescritível a...

VADIAÇÃO GRIOT JONGO + Capoeira Angola Mestre Marrom + Reconca Rio 2013

GRIOT: XIV TAMBORES DOS ANJOS no mês dos ERES! - Notícias...

GRIOT: XIV TAMBORES DOS ANJOS no mês dos ERES! - Notícias...:
XIV TAMBORES DOS ANJOS no mês dos ERES! - Notícias e imagens
Apesar do vento foi um lindo por do sol, uma linda noite, com visita de amigos de Araruama, Barra de São João, Rio das Ostras, São Pedro, Cabo Frio. Além da ilustre presença do Mestre Chonca (pesca artesanal) e sua esposa Nancy. Logo nos primeiros minutos de roda recebemos vistas de transeuntes, entre eles cachorro, crianças e mais crianças, e um senhor, que da mesma forma que chegou, foi embora... Coisas mágicas acontecem na roda de Jongo!
XIV TAMBORES DOS ANJOS no mês das crianças - Vivência/Roda de cultura popular do GRIOT, foi realizado no ultimo sábado, dia 14/09 às 17:30 em Arraial do Cabo/RJ. A concentração foi no MIRANTE TI MIRO (Deck da praia Grande), Praia Grande.

Mais informações e imagens, acesse aqui!